CarrosselPrancheta 10.png
Buscar

A importância de uma Gestão Fiscal eficiente

Atualizado: Fev 4


Nesse artigo abordaremos a necessidade e importância da Gestão Fiscal. Desse modo, é necessário citar de forma sucinta os tributos federais, você sabe quais são?


IRPF (Imposto sobre a renda das pessoas físicas);

IRPJ (Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas);

CSLL (Contribuição social sobre o lucro líquido);

IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários);

ITR (Imposto territorial rural);

IPI (Imposto sobre produtos industrializados);

II (Imposto de importação);

IE (Imposto de exportação);

Contribuições previdenciárias das pessoas físicas;

Contribuições previdenciárias das pessoas jurídicas;

Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins;

ICMS;

ISS; e muitos outros





Cada um desses tributos possuem regras, exigências e incidências distintas variando conforme seus contribuintes. A Gestão fiscal refere-se ao conjunto de ações e procedimentos voltados ao cumprimento de exigências da legislação tributária. Tem como ação analisar qual o melhor Regime Tributário para sua empresa, planejar a utilização de benefícios e de créditos fiscais com o intuito de diminuir o impacto dos tributos no resultado. Sendo assim, responsável pelas obrigações tributárias, escrituração fiscal e pagamento de impostos.


De modo preventivo a gestão fiscal influência em todos os departamentos da empresa, evitando autuações fiscais, administrando as informações de acordo com a legislação. Quando bem feita pode favorecer a liberação de mercadorias, baratear custos, buscar soluções para a saúde financeira da organização, otimizar a construção de inventários e, sobretudo, evitar problemas.


ATENÇÃO: Todas as empresas devem ter prudência quando o assunto é fiscalização, se atentar aos mínimos detalhes para realizar operações legais ficando a par de cumprir com obrigações tributárias, contábeis e notas. Vale salientar que com o advento dos procedimentos do SPED a fiscalização se tornou permanente, pois permite que a administração tributária verifique as inconsistências em tempo real.

A carga tributária no Brasil é alta podendo trazer a algumas empresas dificuldades para entregar resultados com base no planejamento. Além disso, existe a questão da complexidade da legislação tributária, o que impede o entendimento de empreendedores sem grande experiência. O desconhecimento nos processos tributários pode gerar custos e falência em casos extremos. É aqui que a gestão fiscal atua como excelente aliada para administração do seu negócio, controlar os processos e acompanhar as atividades associadas a tributos, de maneira a fazer com que os processos aconteçam em conformidade com a lei ao mesmo tempo em que trazem benefícios para a empresa.

A gestão fiscal também pode ter um papel decisivo do ponto de vista administrativo do seu negócio. Com ela você consegue lidar melhor com os documentos que fazem parte do dia a dia, como as já citadas notas fiscais.


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe.


Se você precisa regulamentar sua empresa, fazer abertura de MEI, fechamento ou imposto de renda, clique aqui que vamos te ajudar!

PSSA Mercantil & Associados | Divisão de Social



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Venha nos visitar

Rua Sabbado D´angelo, 1662 

Itaquera, São Paulo - 08215-655

Atendimento

Segunda a sexta das 8h às 18h

Serviços

Segurança e Certificação

Assessoria Jurídica

Crédito e Finanças

Hardware e Software - Implementação e Suporte

Contabilidade Gerencial

Documentos Constitutivos e Alvarás

Contabilidade Fiscal

Departamento Alvarás e Licenciamentos

  • 222-2225248_clip-art-logo-whatsapp-branc
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle

(11) 2822-5976

© 2020 - Todos os Direitos Reservados
DEUS SEJA LOUVADO!