CarrosselPrancheta 10.png
Buscar
  • Pssa Mercantil e Associados

Quer tirar do papel o plano de ter uma empresa?

Atualizado: Mar 4

Ter o próprio negócio é sonho para muitos brasileiros e tem crescido cada vez mais. O último boletim MAPA DE EMPRESAS registrou um marco nesse crescimento. O Brasil obteve, em 2020, o melhor desempenho da década em abertura de empresas. Contudo, existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para não ter problemas futuros com seu empreendimento.



ATENÇÃO: PARA QUE O DESENVOLVIMENTO DO SEU NEGÓCIO SEJA UM SUCESSO, É NECESSÁRIO PLANEJAR-SE E ANALISAR PREVIAMENTE AS POSSIBILIDADES.


Você vai precisar da orientação de um bom contador, paciência no planejamento e alguns documentos.


POR ONDE COMEÇAR?

1. CONTRATE UM CONTADOR DE CONFIANÇA.

O contador é o profissional indicado para orientar sobre o processo de abertura de empresa, o responsável por confeccionar e emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos para registro e legalização do seu negócio, além de fornecer as orientações e assessoria necessária quanto à tributação e afins.


2. ANÁLISE DE VIABILIDADE

Questione-se:

● Existe mercado para o meu produto?

● Qual meu público alvo?

● Possuo concorrentes? Que diferencial me coloca em posição de vantagem?

● Onde será o local da minha empresa?

● Qual modelo de Negócio seguirá?

● Qual a receita disponível para investimento?


3. Tipo de empresa

Entender quais os tipos e portes de empresas existem e onde sua empresa se encaixa é um passo importante.

Os portes mais comuns de empresas que você pode escolher são:

● MEI (Microempreendedor Individual;)

● ME – Microempresa;

● EPP – Empresa de Pequeno Porte.

É após esse passo e conforme o porte determinado que haverá a definição da natureza jurídica da empresa, que nada mais é do que a forma de constituição da empresa: quem são os sócios, a participação de cada um na empresa e o investimento inicial.


4. DEFINIR AS ATIVIDADES EXERCIDAS NA EMPRESA

Ter um contador de confiança durante todo o processo é imprescindível. Nesse momento, listar de maneira detalhada os planos de atuação para o contador fará com que a condução do processo de abertura seja facilitado. Aqui as atividades serão enquadradas em códigos, chamados de CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela disponibilizada pelo IBPG


5. DEFINIÇÃO DO REGIME TRIBUTÁRIO

A escolha do regime tributário ideal pode significar o sucesso do seu empreendimento, vale lembrar que esse é um dos itens que possui um dos maiores encargos sociais. Por isso, um estudo aprofundado do melhor regime tributário por um profissional competente pode significar uma economia no recolhimento dos impostos.

São regimes tributários:

● Simples Nacional;

● Lucro Presumido;

● Lucro Real.



6. CONTRATO SOCIAL

Basicamente, é o resumo de tudo que representa a empresa. Nele constarão os dados pessoais dos sócios, razão social, logradouro e sede da empresa, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, o capital social da empresa entre várias outras informações.


ATENÇÃO: Toda empresa no Brasil necessita de um contrato social para poder operar e se registrar nos órgãos públicos


LEMBRE-SE: é necessário fazer uma consulta prévia do nome que você quer usar para a sua empresa, ou seja, verificar se já não existe alguma empresa com esse registro.


7. JUNTA COMERCIAL

Apenas depois de efetuado o registro na Junta Comercial é que a empresa existirá oficialmente. Os documentos necessários para esse registro variam de acordo com Estado e cidade, pois existem grandes diferenças de uma Prefeitura para outra, além de diferentes exigências para cada atividade comercial.


8. ALVARÁS E LICENÇAS

Com o registro pronto e com a solicitação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) já efetuada, é necessário providenciar os alvarás e as licenças pertinentes ao seu ramo de atividade.


ATENÇÃO: ALGUNS TIPOS DE EMPRESAS NÃO PRECISAM DESSA ETAPA


O alvará de funcionamento é a autorização a nível municipal necessária à empresa para o exercício de suas atividades em determinados locais de acordo com as normas. Porém, para obter esse alvará você precisa verificar diretamente com a prefeitura de sua cidade as particularidades exigidas.


Com a ajuda de um profissional capacitado, você estará bem assessorado para tomar as melhores decisões sobre o seu negócio.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Venha nos visitar

Rua Sabbado D´angelo, 1662 

Itaquera, São Paulo - 08215-655

Atendimento

Segunda a sexta das 8h às 18h

Serviços

Segurança e Certificação

Assessoria Jurídica

Crédito e Finanças

Hardware e Software - Implementação e Suporte

Contabilidade Gerencial

Documentos Constitutivos e Alvarás

Contabilidade Fiscal

Departamento Alvarás e Licenciamentos

  • 222-2225248_clip-art-logo-whatsapp-branc
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle

(11) 2822-5976

© 2020 - Todos os Direitos Reservados
DEUS SEJA LOUVADO!